o seu blog de arte e prendas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

7ª Corrida do Benfica 2012


Foto 4ª Corrida Benfica 2009
Dia 29/4/2012 realizou-se a 7ª Corrida do Benfica, com a distância de 10 kms. Para quem quiser participar e saber tudo sobre esta prova, desde treinos, percurso, escalões, prémios, informações, regulamento, inscrições, classificações, fotos, etc., visite o site oficial da prova AQUI.
A par desta prova realiza-se a "Légua António Leitão", 5 kms, para os que não vão competir, para os que estão menos preparados ou ainda para quem gosta de andar ou simplesmente participar.
Foi a 2ª vez que corri esta prova. A 1ª vez foi em 2009 e demorei 34m e 52s, tinha 43 anos e fiquei em do meu escalão , corria então na Casa de Benfica de Agualva. Este ano fiquei em do meu escalão V2(M45-49), 33º da geral e demorei 34m e 33s. RESULTADOS COMPLETOS AQUI (divulguem)

Se quiserem saber o historial das classificações das anteriores 6 edições desta prova, visitem o site do joaolima.net.

Se quiserem ver as fotos deste ano CLIQUE AQUI no site ammagazine.com

Este ano corri pelos Leões de Porto Salvo e o meu objetivo era tentar melhorar o meu tempo e tentar ficar nos 5 primeiros do meu escalão. Consegui!

A verdade é que eu sou do Sporting, mas o Benfica faz parte da minha história de atleta e como pessoa. Eu sou de Arraiolos, alentejano e aos 20 anos vim para Lisboa, correr para o Benfica. O meu treinador era na altura o prof. José Araújo e ainda vivi alguns meses num apartamento, numas "torres", mesmo ao lado do antigo Estádio da Luz. Ainda fiz algumas provas e alguns testes em provas de pista, mas na verdade a minha adaptação não me correu bem e comecei a andar lesionado dos joelhos. Andei em médicos, em testes, radiografias, massagens, ortopedia...e nada, o joelho continuava na mesma, ora inchava, ora desinchava. Até que fui a um médico "famoso" no Benfica e este disse-me que "para eu ficar bom, teriam que me cortar as pernas pelos joelhos, para colocar estes no lugar". Saí do consultório a chorar. Foi um outro médico que agora não me lembro o nome, mas que sei que também era atleta maratonista, que me veio acalmar.

Na altura já depois de ter saído do Benfica e de ter deixado o atletismo, ainda andei em mais ortopedistas, tomei vários medicamentos e experimentei várias vezes correr...mas não estava bom. Tive que esquecer, e o quanto me custou, pois este desporto cria vício e deixar de correr todos os dias e passar a não correr nada, penso que será tão difícil como deixar qualquer outro "mau" vício.
Passagem da prova de atletismo dentro do Estádio da Luz
Passei então pelo "deserto" e estive cerca de 16 anos sem correr e principalmente sem competir, este sim um vício ainda maior que o de apenas correr. Foi aos 37 anos, com cerca de 10 kg a mais e após mudar de emprego e de "vida" que voltei a treinar e a competir. A minha primeira prova desta minha "2ª era" de atleta foi a 5/10/2002 na extinta prova da extinta "Sorefame", na Amadora. Demorei 37m 56s nos cerca de 10.500 metros. Achei um exagero! Pensei, "tenho que treinar muito mais para voltar a ser o que era". Claro que era e é impossível, pois estava e estou muito mais velho!

Hoje em dia, faço por ano mais de 30 competições (em 2 anos já cheguei ás 40 provas/ano), com 294 provas realizadas desta minha "2ª era" e após 2.841 kms de competição, tento dentro da minha idade e do meu escalão, ser o que era, ou seja, ser um dos melhores e porque não tentar ser o melhor?


Sem comentários:

o seu blog de atletismo, faça-se seguidor